um blog que discute o Rio e o Brasil



Seja bem vindo! Deixe um Comentário.




sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mas não será o Rio muito mais do que isto?

Raio X dos Estados: Rio de Janeiro


Durante alguns anos, parecia que o Brasil iria perder o Rio para o crime organizado. Depois, pairou a sensação de que o Rio estava salvo e pronto para o grande salto que se esboça, com a indústria do petróleo.
Que Rio é este? Ainda continua o centro da música brasileira e tem grandees centros de estudo, além da caixa de ressonância das Organizações Globo. Há o Rio da Lapa, que encanta a música; o Rio do Leblon, com sue vezo international, o Rio das grandees estatais e o Rio que exportou sua juventude dourada para o mercado financeiro.
Em que pesem as intervenções que fazem prever um futuro bem melhor para a população carioca, o presente dessas transformações também causam danos e sofrimentos às comunidades situadas em seu caminho, como mostram diversos posts nesse blog da Orlapolitica. Em particular quanto às obras que visam atender às demandas para os megaeventos. A transparência de informações e procedimentos, embora necessária e, em muitos casos imperativo legal, ainda deixa muito a desejar. Como comentado em post anterior, pesquisa realizada pela UFRJ/COPPE/Engenharia de Transportes, a maioria da população carioca desconhece esses projetos.
Transcarioca (Barra - Galeão)
Quase 4 mil imóveis serão demolidos para construção de via expressa - Repórter Rio - TV Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=JxvpR8e7I1U&feature=related
Depoimentos de moradores que estão sofrendo com as remoções em curso no Rio de Janeiro, visando a realização das obras para os Megaeventos 2014 (Copa) e 2016 (Olimpíadas).
http://www.youtube.com/watch?v=oa_iro4Xgzk&playnext=1&list=PL0E302F5D5F2F2D81


Nenhum comentário:

Postar um comentário